Uma década de círculos na BBC One

por Adiel Vinicius

Um 7 de Outubro de 2006, às 9:58 da manhã (hora de Londres), um vídeo com pipas a sobrevoarem a praia de Ynyslas (a-nis-lás), no País de Gales para formar um círculo foi o primeiro ident de uma série de inúmeros outros que transformariam a história gráfica da BBC One, no Reino Unido.

Dito rebrand custou cerca de £1 milhão. Peter Fincham, executivo do canal na época, declarou: «Em um mercado cada vez mais competitivo um canal necessita se diferenciar dos outros e nossa nova identidade é o que nós precisávamos para a BBC One». Ele ainda acrescentou: «[O grafismo] é ambientado no cotidiano, mas mostra pessoas fazendo coisas extraordinárias. É variado - vai de motos desafiadoras até hipopótamos sincronizados».

O conceito de todos esses idents são as histórias e os momentos comuns, mas que transformam-se num círculo, o qual é considerado como uma referência ao globo terrestre usado entre os anos 60 a 90, modernizado durante essa época, mas sem perder aquele conceito. A música foi composta por

Alguns idents (de 7 Outubro, 2006)

Football: 22 jogadores chutam bolas em direções precisas para formar um círculo. (Assistir)

Kites (Pipas): Já descrita no começo da matéria. (Assistir)

Moon: Pessoas em barcos constroem a Lua. Em Julho de 2008 este ident saiu do ar; no entanto, no último dia 4 de Outubro a sucursal da Irlanda do Norte voltou a utilizá-lo. (Assistir)

Windows (Janelas): Residentes de um hotel usam suas janelas para refletir o sol. Desde Julho de 2008, este ident não é mais utilizado. (Assistir)

Surfers: Surfistas encaram uma onda gigantesca no México. Um deles é o reconhecido Carlos «Coco» Nogales. (Assistir)

Exemplos de idents de 2007

Neon: Personagens de neon ganham vida e dão voltas na roda gigante. (Assistir)

Mission Control: Cientistas britânicos lançam, com sucesso, um robô para outro planeta. (Assistir)

Em 2008 alguns idents (como este) entraram no ar. Em 2 de Maio de 2009, todos os idents, excepto dois, foram encurtados e ganharam novas melodias. Já em 2010, os idents foram reeditados para a versão HD.

Script logo