Na última segunda-feira, 12 de Septembro, a RAI estreou de uma só vez quatro novos logotipos e identidades visuais para os canais abertos digitais da Itália Rai 1, Rai 2, Rai 3 e Rai 4. Os logotipos mudaram de tonalidade, seus números mudaram de fonte e deixaram de estar dentro de um retângulo transparente. Além disso, eles diminuíram de tamanho. Veja a seguir a diferença e, mais adiante, a análise de cada um.
A identidade corporativa destaca retângulos azuis em movimentos diversos, resultando numa paleta de cores atraente para o público.

 

Este canal prefere os losangos, os quais se juntam e acabam formando um padrão visual (pattern). Mas cá entre nós, ¿este grafismo não lembra um pouco a laSexta? Na nossa opinião, ¡o melhor de to-dos! Aqui vemos retângulos fazendo intersecções com outros e impressionando pelas transições. A cor, sem dúvida, foi quem tornou este grafismo mais brilhante. A quarta estação se identifica por um «baile» de retângulos, simulando um equalizador (muito embora não seja um canal musical, porém cult).

 

Vídeos que recomendamos para ver o grafismo na prática:

Uma última informação: todavia não houveram mudanças na Rai 5 e nem nos outros canais. Avisaremos quando estiver próximo.