Nesta segunda-feira, às 19.00 (UTC-3), a TV3 País Adiel fez história e lançou o primeiro telejornal da história em língua romanche a ser realizado por uma TV privada. O idioma é cooficial desde Fevereiro deste ano e, assim a ser, um programa jornalístico deveria ser produzido pelo Grupo Canal Cinco o quanto antes, segundo uma reunião executiva ocorrida no mês seguinte.
Foram meses a investir em treinamento, ensino do idioma, tradução... O primeiro resultado foi a legendagem integral dos programas em direto e gravados a partir de Abril, mas foi agora, nesta semana, qu'entrou em vigor a última grande realização: o RM Novitads. Um telejornal exibido em dias de semana com reportagens locais e internacionais, gravadas originalmente em romanche ou dubladas do português para esse idioma. Mas nós somos uma agência de comunicação visual e vamos direto ao ponto: a vinheta de abertura, chamada de «intro», ¡teve uma repercussão incrível! E por isso, vamos falar dela. Mas antes, veja-a primeiro:Vamos aos fatos:
  • Alguns objetos em cena não foram feitos aqui. A simulação da Escola Nacional de Lugo, que na realidade tem uma estrutura completamente diferente, é um modelo pronto. Às vezes fazemos isso.
  • A fibra a conectar os edifícios até a sede da TV3 em Pontevedra representa a conexão de interesses e dos assuntos nacionais. A TV3 é a ponte entre esses temas e o telespectador.
  • Esta intro foi produzida na Adiel Vinicius Branding por Adiel Vinicius, Luiz Cheneffi e Manuel Nunes.