Os nossos brandinos já devem ter visto um vídeo que produzimos em 2017, que pedia uma só coisa: que a rede argentina Telefe mudasse o grafismo utilizado desde 2011, popularmente chamado de «fideos» (macarrões).
Quase dois anos depois, aconteceu o milagre: os «fideos» pararam de voar pela tela e foram substituídos pelo que mais representa a rede: as três bolas do logotipo.
Esta mudança não é só no grafismo: o logotipo foi refeito e as três bolas possuem quase o mesmo desenho do logo en pantalla utilizado desde 2016 até então. A propósito: o novo LEP tem umas animações bastante divertidas, que foram testadas durante a madrugada.
Mas no interior da Argentina, as mudanças foram ainda mais drásticas porque, além de mudar a identidade visual, os nomes das oito emissoras foram unificados em torno da marca Telefe.
Assim era antigamente:
Se põe fim a várias identidades regionais históricas, mas por outro lado, é um passo para o futuro. Os novos nomes (Telefe + província) substituem a antiga denominação dos canais pelos seus números analógicos, o que não vai fazer mais sentido quando começar a transição definitiva para a TV digital.
Claudio Ipolitti, vice-presidente de relações corporativas e canais do interior, falou ao portal ON24 sobre o rebrand em Rosario, onde «Canal Cinco Rosario» virou «Telefe Rosario»: «Debatemos muito sobre qual ideia teria mais força, se a marca Canal 5 ou o nome da cidade. Chegamos a conclusão de que a cidade tem muito mais força». Em Santa Fe, além da mudança de nome (era Canal 13) e identidade visual, chega outra grande novidade: a programação local e nacional será integralmente em HD.

Assim foi a mudança na Telefe Internacional: