Esta segunda-feira (13), o Canal Cinco anunciou um novo sistema de identidade visual, unificando a marca utilizada no sinal nacional e internacional - o e. já não será mais usado a partir de agora.
O logotipo - centro dessa mudança - agora tem uma cor sólida e o nome do canal passa a ser escrito com uma nova fonte, concebida especialmente.
«Ter uma identidade visual comum para todos os departamentos do CANAL CINCO era um plano antigo. Em 2015 já tínhamos feito isso quando a AV Networks passou a se chamar Grupo Canal Cinco e criamos variantes do logo da TV em outros departamentos. Mas o Canal Cinco Internacional não necessariamente fazia parte do rebrand, pelo que agora em 2019 aproveitamos a oportunidade para unificar a marca e utilizar um sistema comum de identidade visual», conta Adiel Vinicius, presidente da AV Branding e diretor de arte nesse processo.
Segundo ele, o novo e bilíngue slogan vivemos histórias por ti/vivain istorgias per tai reflete a essência e a razão de existir há 11 anos. Outro ponto da nova identidade são os bumpers/IDs que quase sempre mostram uma tela de vidro sendo quebrada ou objetos caindo. Há uma razão de existirem:
«Quebramos muitos paradigmas nestes anos todos. Estreamos o primeiro programa nacional com recurso de audiodescrição, fomos os primeiros a investir em programação em romanche desde a promoção como língua secundária oficial, em 2018, enfim... Todos os dias a gente quebra preconceitos, não somos apenas uma mera rede de TV fictícia com 25 emissoras. O melhor que se pode fazer é trazer isso de alguma forma para a nova identidade visual, foi o que fizemos [risos]».
Tal como aconteceu em 2017, o grafismo sempre será um work in progress: «Não será uma coisa como no eltrece da Argentina, em que muda tudo conforme a estação do ano, mas faremos aprimoramentos. As coisas sempre podem ser melhoradas», finaliza.

ASSISTA A PEÇAS DA NOVA IDENTIDADE. Encontras mais no nosso canal do YouTube.